BAHÁ'Í ANGOLA

Site Oficial da Comunidade Bahá'í de Angola

As Nossas Crenças

TODA A HUMANIDADE É UMA FAMÍLIA

Os ensinamentos Bahá'ís enfatizam que todos nós, como criação de um Deus, fazemos parte de uma família humana.

Bahá'u'lláh diz: "Vós sois os frutos de uma árvore e as folhas de um ramo; apartai-vos de compaixão e bom para toda a raça humana."

Pessoas de quase todas as origens, em cada nação, tornaram-se Bahá'ís.

 

AS MULHERES E OS HOMENS SÃO IGUAIS

Completa igualdade e um forte senso de parceria entre as mulheres e os homens são essenciais para o progresso humano e a transformação da sociedade. "As mulheres e os homens sempre foram e sempre serão iguais aos olhos de Deus," diz Bahá'u'lláh.
A comunidade Bahá'í no mundo inteiro tem estado na vanguarda do movimento para avançar os direitos das mulheres há mais de um século. 

 

TODO O PRECONCEITO - RACIAL, RELIGIOSO, NACIONAL OU ECONÔMICO - É DESTRUTIVO E DEVE SER SUPERADO 

Bahá'u'lláh deu atenção especial ao problema do preconceito. No cerne da sua mensagem é um convite para a compreensão mútua e a amizade entre as nações, culturas e povos.
Há, insiste Bahá'u'lláh, apenas uma raça humana. Preconceito - se for baseado em raça, etnicidade, nacionalidade, religião, ou de base social - deve ser superada se a humanidade deseja criar uma sociedade global justa e pacífica. 

 

DEVEMOS INVESTIGAR A VERDADE POR NÓS MESMOS, SEM PRECONCEITOS

Uma das principais fontes de conflito no mundo de hoje é o facto de que muitas pessoas seguem cegamente e acriticamente várias tradições, movimentos e opiniões.
Bahá'u'lláh enfatiza a obrigação fundamental do ser humano adquirir conhecimentos com os seus "próprios olhos e não com os alheios." 

 

A CIÊNCIA E A RELIGIÃO ESTÃO EM HARMONIA

Os ensinamentos Bahá'ís salientam a harmonia fundamental entre a ciência e a religião. Bahá'ís consideram que é o mesmo Deus único que é tanto o autor da revelação e o Criador da realidade que a ciência investiga.

Se realmente existe uma só verdade (realidade), não é possível para algo ser cientificamente falsa e religiosamente verdadeira; contradições são atribuídas à falibilidade humana e à arrogância. 

 

OS NOSSOS PROBLEMAS ECONÓMICOS ESTÃO LIGADOS AOS NOSSOS PROBLEMAS ESPIRITUAIS

Os ensinamentos Bahá'ís visionam que a justiça e prosperidade económica acontecerá apenas quando a ligação essencial entre os aspectos espirituais e práticos da vida forem reconhecidos.

A solução satisfatória para a actual crise econômica mundial está em uma profunda mudança de coração e mente que só a religião pode produzir.

 

A FAMÍLIA E A SUA UNIDADE É MUITO IMPORTANTE

Bahá'u'lláh veio para trazer a unidade para o mundo, e a unidade fundamental é o da família.

Os Bahá'ís entendem que a família é a unidade básica da sociedade, e se esse elemento tão importante não for saudável e unificado, também a própria sociedade não o será.

As escrituras Bahá'ís dizem: "Se o amor e o acordo se manifesta em uma única família, essa família vai avançar, tornar-se iluminado e espiritual."


 

HÁ UM SÓ DEUS

A crença Bahá'í em um só Deus significa que o universo e todas as criaturas e forças dentro dele têm sido criados por um único Ser sobrenatural.

Tais designações como Deus, Alá, Javé, e Brahma referem-se ao Divino Ser, a natureza de quem é incognoscível e inacessível para a humanidade. Nós aprendemos sobre Deus através de Seus mensageiros, que ensinam e guiam a humanidade
.

 

TODAS AS GRANDES RELIGIÕES VÊM DE DEUS

Quando os Bahá'ís dizem que as várias religiões são uma só, não significa que todos os credos e organizações são os mesmos. Em vez disso, eles acreditam que Deus revelou-se através de uma sucessão de Mensageiros Divinos, o propósito do qual é orientar e educar a humanidade.

São expressões de um único propósito Divino desdobramento, "a Fé imutável de Deus, eterna no passado, eterna no futuro."

 

A PAZ MUNDIAL É A NECESSIDADE GRITANTE DA NOSSA ÉPOCA

Que essa paz seja alcançada somente depois de horrores inimagináveis, precipitados pelo apego obstinado da humanidade a velhos padrões de comportamento, ou que seja concretizada agora através de um ato de vontade consultiva - eis a escolha que se oferece a todos os que habitam a Terra.

A comunidade Bahá'í acredita que a humanidade pode enfrentar essa prova suprema com confiança em seu resultado final.

Traduzir Esta Página

Fotos

Outros Sites Bahá'ís