Actividades nucleares

“Quais são os requisitos? Amor à humanidade, sinceridade para com todos, refletir a unidade do mundo humano, filantropia, inflamar-se com o fogo do amor de Deus, alcançar o conhecimento de Deus e aquilo que conduz ao bem-estar humano.”

— ‘Abdu’l-Bahá


Um conceito fundamental nos ensinamentos bahá’ís é que o refinamento do caráter interior da pessoa e o serviço à humanidade são facetas inseparáveis da vida. Shoghi Effendi afirma:


“Não podemos separar o coração humano do meio ambiente, dizendo que assim que um destes for reformado tudo será melhor. O homem é parte orgânica do mundo. A sua vida interior molda o meio ambiente e é também profundamente afetada por ele. Um atua sobre o outro e toda mudança permanente na vida dos homens é resultado destas reações mútuas.”

À luz disso, os bahá’ís passam a valorizar a operação de um duplo propósito que é fundamental à sua vida: cuidar de seu próprio crescimento espiritual e intelectual e contribuir para a transformação da sociedade.

Esse duplo propósito ajuda a moldar os empreendimentos dos bahá’ís em todas as áreas. Assim, por exemplo, não se espera deles apenas orar e reflectir diariamente em suas vidas privadas, mas também se esforçarem em infundir um espírito devocional naqueles que os cercam; são exortados não só a aprofundar seu próprio conhecimento da Fé, mas também compartilhar com outros os ensinamentos de Bahá’u’lláh; não são apenas admoestados a aprender a resistir aos ditames do ego em sua própria vida, mas também a se esforçarem, com coragem e humildade, a reverter as tendências de uma cultura que glorifica a autogratificação e corrói os alicerces da solidariedade.


Reuniões devocionais

Os bahá'ís organizam encontros em que amigos de todas origens se unem em oração, muitas vezes em casa uns dos outros. As reuniões devocionais consistem em grande parte na leitura de orações e passagens dos textos sagrados bahá'ís numa atmosfera informal mas respeitosa. Elas servem para despertar susceptibilidades espirituais dentro dos participantes, e em concertação com os actos de serviço que realizam, levam a um padrão de vida comunitária que é infundido com o espírito de devoção e focalizado na realização da prosperidade espiritual e material.


Círculos de estudo

Os círculos de estudo são espaços em que grupos de jovens e adultos estudam juntos os escritos bahá’ís e reflectem sobre a sua aplicação à sua vida quotidiana.

“A melhora do mundo pode ser realizada através de ações puras e boas, de conduta louvável e digna.” Quais são as implicações de uma frase destas na minha vida? E na vida da sociedade? São questões como estas que são discutidas pelos participantes nestes círculos de estudo, bem como outros princípios espirituais e morais cuja aplicação permite a cada pessoa desenvolver-se pessoalmente e participar na transformação da sociedade.

A dinâmica do círculo de estudo é baseada na teoria e na prática; em cada um dos cursos da sequência desenvolvida pelo Instituto Ruhí, uma série de temas é explorada e certas atitudes, qualidades e competências relevantes são desenvolvidas, que são depois postas em prática através de actos de serviço. Nesse sentido, os cursos do Instituto Ruhi traçam um caminho de serviço à humanidade que cada um trilha no seu próprio ritmo, ajudando e sendo ajudado pelos demais. Trilhar esse caminho permite a cada um de perseguir um duplo propósito moral: concentrar-se no próprio crescimento espiritual e intelectual e contribuir para a transformação da sociedade.


Grupos de Pré-jovens

A pré-adolescência é uma época especial da vida. Neste período, os pré-jovens precisam de receber atenção criativa, uma vez que estão a atravessar um momento de profundas mudanças intelectuais, emocionais e físicas. Neles está a nascer uma nova consciência e estão a desenvolver um agudo senso de justiça, anseio por aprender sobre o universo, um desejo de contribuir para a construção de um mundo melhor e um espírito de serviço altruísta aos outros.

A fim de nutrir estas qualidades e canalizar a sua imensa energia para objectivos elevados, foi desenvolvido um programa para este grupo etário.

Este programa organiza-se através de grupos de pré-jovens, com um animador que os acompanha no desenvolvimento de certas capacidades: o desenvolvimento do seu poder de expressão, a aquisição de estruturas morais sólidas que os ajudarão a tomar decisões ao longo das suas vidas, e o desenvolvimento da capacidade de identificar as forças construtivas e destrutivas que operem na sociedade, forças que podem levar ao seu enobrecimento ou à sua degradação.

O programa inclui momentos de estudo, de reflexão e discussão, actividades artísticas e desportivas, e projectos de serviço para melhorar a vida na comunidade. Através desse programa, os pré-jovens são capacitados para que se tornem agentes de mudança e contribuam para a construção de um mundo melhor.



Aulas de crianças

Paciência, veracidade, justiça, generosidade, bondade, humildade, amor... são todas qualidades que reflectem a dimensão espiritual do ser humano. A educação destas nobres qualidades é essencial desde a primeira infância, para o desenvolvimento das crianças bem como para o avanço da humanidade, pois as crianças têm dentro delas a promessa e a garantia do futuro.

Nos bairros e aldeias onde os bahá'ís residem, são oferecidas aulas para crianças, muitas vezes com a ajuda dos próprios pais. Estas aulas são adaptadas a diferentes grupos etários, dos 5 aos 10 anos de idade, e incluem partilha de orações, estudo de escritos sagrados, narração de histórias, canções, jogos cooperativos, e actividades artísticas.


Projetos que visam o desenvolvimento social e económico das comunidades também estão a ser cada vez mais estabelecidos.