O Báb & Baháulláh

O Báb

Nascido em Shiráz, no sul do Irã, em 20 de outubro de 1819, o Báb foi um portal simbólico entre as eras passadas das profecias e uma nova era de cumprimento para a humanidade. O Seu propósito básico era despertar o povo para o facto de que um novo período na história humana tinha começado, um período que testemunharia a unificação de toda a raça humana e a emergência de uma civilização mundial de prosperidade espiritual e material. Este grande dia seria estabelecido por intermédio da influência de um Educador divinamente inspirado, a quem o Báb se referiu como “Aquele que Deus tornará manifesto”. A Sua missão, declarou o Báb, era anunciar a vinda deste prometido Manifestante de Deus . O Báb explicou que o novo Manifestante inauguraria uma era de paz e justiça, uma era prometida por todas as religiões e pela qual todo coração anelante aguardava. O Báb instruiu os Seus seguidores a difundir esta mensagem em todo o país e preparar o povo para este dia tão longamente esperado.

A mensagem do Báb despertou esperança e exaltação em pessoas de todas as esferas sociais. Embora alguns proeminentes clérigos muçulmanos tivessem aceite o Báb, muitos outros se sentiram inseguros e ameaçados pela Sua crescente influência e temiam que o empoderamento do povo ameaçasse a sua posição de privilégio e autoridade. Eles acusaram de heréticos os ensinamentos do Báb e empenharam-se em destrui-Lo e a Seus seguidores. Controvérsia assolava mesquitas e escolas, ruas e bazares em todo o país.


Como consequência, o Báb foi exilado de cidade em cidade, de prisão em prisão. No entanto, os planos de Seus inimigos não impediram a disseminação de Sua influência. Em todo lugar em que Ele era enviado, a Sua graça e o magnetismo de Sua personalidade conquistavam a admiração dos líderes civis e da população. Diretores de prisões e guardas que o vigiavam tornaram-se Seus seguidores.


Enquanto o Báb estava aprisionado no norte do Irã, a Sua Causa continuou a espalhar-se por todo o país. Em junho de 1848, um grande grupo de Seus seguidores reuniu-se na vila de Badasht. Esta reunião se provaria um momento decisivo na história do movimento. Neste encontro, eles debateram sobre qual era o propósito do movimento, como alcançariam suas metas diante da crescente maré de oposição e como assegurariam a libertação do Báb. Foi em Badasht que eles perceberam que a missão do Báb representava um súbito, completo e dramático rompimento com as tradições religiosas e sociais do passado.


Entre os presentes, estava a poetisa Táhirih. A conferência foi galvanizada por seus esclarecimentos explícitos das implicações da mensagem do Báb. Ela anunciou que O Báb era o longamente esperado Manifestante de Deus , e o fundador de uma dispensação religiosa nova e independente. Para demonstrar isto, em certo momento, ela apareceu sem o véu requerido pela tradição islâmica. Sua atitude representou um severo teste para alguns bábís, e a notícia desse acontecimento incitou ainda mais a oposição do clero muçulmano.


Acreditando estar extinguindo a chama de Sua influência, as autoridades, na verdade, adicionavam combustível à Sua luz vivificadora. No devido tempo, a popularidade do

Báb cresceu tanto que alguns clérigos proeminentes apelaram ao governo para Ele ser executado. Os bábís, apartados de seu líder, defenderam-se corajosamente de toda a força do Estado, convocada para sua destruição. Milhares de Seus seguidores – homens, mulheres e crianças – sofreram morte cruel e brutal.


Em 1850, Mírzá Taqi Khán (Grão Vizir de Násiri’d-Dín Sháh) ordenou a execução do Báb. No dia da Sua execução, 9 de julho, quando osguardas chegaram para levá-Lo, o Báb estava a conversar com o Seu secretário e disse-lhes que nenhum “poder terreno” o poderia silenciar antes que Ele terminasse tudo o que tinha para dizer. Milhares de pessoas aglomeraram-se em torno da praça do quartel em Tabríz onde o Báb seria executado por um pelotão. No intenso calor do sol do meio-dia, Ele foi suspenso por cordas em uma parede do quartel, junto com um jovem seguidor. Um regimento de 750 soldados abriu fogo em três disparos sucessivos. Quando a fumaça e a poeira da pólvora dispersaram-se, o Báb havia desaparecido. Apenas Seu companheiro encontrava-se, vivo e ileso, em pé ao lado do muro em que eles haviam sido suspensos. As cordas que antes os erguiam haviam sido rompidas. Tempo depois, o Báb foi encontrado na Sua cela, a terminar a conversa com o Seu secretário, a qual havia sido interrompida mais cedo.


“Agora podeis proceder ao cumprimento de vossa intenção”, disse o Báb aos seus capturadores. Novamente, Ele foi levado para execução. Depois do primeiro regimento se recusar a disparar, outro regimento foi reunido e ordenado a abrir fogo. Desta vez, os corpos do Báb e de Seu jovem seguidor foram despedaçados. Um redemoinho de poeira envolveu a cidade, obscurecendo a luz do sol até o anoitecer.


A onda de perseguição que se segiu encorajou aqueles que desejavam silenciar a resoluta e cada vez mais franca Táhirih. Ainda assim, conta-se que ao ser informada de ter sido condenada à morte, Táhirih disse ao seu carcereiro: “Podeis matar-me tão logo quanto quiserdes, mas não podeis impedir a emancipação da mulher”.​


Em 1909 os restos do Báb, os quais foram guardados em segredo por mais de meio século, foram finalmente sepultados no Monte Carmelo, na Terra Santa. Hoje, envolto por um extraordinário Santuário de cúpula dourada, rodeado por maravilhosos patamares ajardinados com fontes, o Báb repousa em conspícua glória, simbolizando o triunfo da Causa que Ele anunciou em meio a mais furiosa oposição. Em todo o mundo, milhões de pessoas reconhecem o Báb como o Arauto divinamente inspirado da Fé Bahá’í e com reverência volvem-se aos Seus escritos para descobrir a “resplendente Luz de Deus”.

A proclamação da mensagem do Báb ocasionou uma agitação na Pérsia ainda maior que os eventos que envolveram o advento de Jesus Cristo na Terra Santa, quase dois milênios antes. De 1845 a 1847, uma onda de investigação apaixonada varreu o país e incontáveis congregações ouviram, maravilhados, ao testemunho dos seguidores do Báb. Os princípios, padrões e leis que eles promoviam desafiavam toda a estrutura da sociedade. Inspirados pela mensagem do Báb, milhares e milhares de pessoas abraçaram Seus ensinamentos e ficaram conhecidos como bábís.

A despeito da feroz oposição que enfrentaram – por parte de autoridades tomadas por temor e inveja – a intensa devoção dos seguidores do Báb contagiou membros do clero, da classe de comerciantes e dos círculos mais altos da sociedade. Dentre os que mais inesperadamente abraçaram a Causa do Báb havia um brilhante teólogo cujo título era Vahíd – que significa

“único”. Conselheiro da confiança do Xá, Vahíd foi enviado para interrogar o Báb em nome do rei, que desejava obter informações confiáveis em primeira mão sobre o movimento que estava a arrebatar o seu país. Ao saber da conversão de Vahíd, o Xá pediu que o Báb fosse imediatamente levado a Teerão. O primeiro ministro – temendo que sua própria posição pudesse ser fatalmente minada, caso o Xá também caísse na influência do Báb –ordenou, ao invés, que Ele fosse aprisionado na remota fortaleza de Máh-Kú, nas proximidades da fronteira turca. A desculpa dada ao Xá foi que a chegada do Báb na capital poderia levar a grande embaraço e desordem pública.


Durante um breve período, toda a Pérsia ficou à beira de uma mudança social radical. O facto de tal transformação não ter ocorrido foi devido à intervenção de líderes religiosos e políticos que temiam que o Báb ameaçasse a autoridade que as suas posições lhes conferiam.


A ilimitada crueldade desses líderes deixou os seguidores do Báb alquebrados e exaustos, privados de todos os recursos e do conselho de seus líderes. Porém, seus sacrifícios não foram em vão. Ao contrário dos antigos profetas que só podiam olhar para o futuro para o tempo em que “a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar”, o Báb - pelo Seu simples aparecimento – anunciou que o alvorecer do “Dia de Deus” havia finalmente chegado, preparando o palco para uma Revelação ainda maior que estava prestes a ser libertada por Bahá’u’lláh.

Baháulláh

Nascido em Teerão, Irão, em 12 de novembro de 1817, Mirzá Husayn-‘Alí desfrutava de todas as vantagens oferecidas à nobreza. Desde tenra idade, demonstrava extraordinário conhecimento e sabedoria. Enquanto jovem, ao invés de seguir uma carreira em serviço governamental, como o Seu pai havia feito, Mirzá Husayn-‘Alí decidiu dedicar Suas energias a cuidar dos pobres. Não mostrava interesse algum em posição eproeminência.


Ao aceitar a religião do Báb, a Sua vida mudou completamente para o jovem nobre e Sua família. Embora nunca tivessem Se encontrado pessoalmente, desde o momento em que

Mirzá Husayn-‘Alí soube da mensagem do Báb declarou a Sua total crença e dedicou toda Sua energia e influência para promovê-la.


Em 1848, aconteceu uma importante reunião dos seguidoresdo Báb, mencionada na secção anterior, numa vila, no nordeste do Irão, chamado Badasht. Mirzá Husayn-‘Alí desempenhou um papel central nas acções que confirmaram o caráter ndependente da nova religião. Daí em diante, Mirzá Husayn-‘Alí ficou conhecido como Bahá’u’lláh, que significa “Glória de Deus”, em árabe. À medida que a comunidade dos seguidores do Báb crescia, crescia também a feroz oposição por ela provocada. Milhares e milhares de pessoas foram submetidas ao mais cruel e bárbaro tratamento e muitos foram mortos. Em uma ocasião em que trezentos bábís se refugiaram em um santuário abandonado, chamado Shaykh Tabarsí, Bahá’u’lláh partiu para Se juntar a eles, mas foi impedido de chegar ao Seu destino.


Em 1850, o Báb foi executado publicamente. Com a maioria dos principais apoiadores do Báb mortos, logo ficou evidente que Bahá’u’lláh era a única Pessoa a Quem os bábís remanescentes podiam se volver.


Em 1852, Bahá’u’lláh foi falsamente acusado de cumplicidade em um atentado à vida de Násiruddín Sháh, o rei do Irão. Quando o mandato de prisão foi emitido, Ele foi ao encontro de Seus acusadores, para a grande surpresa dos encarregados em prendê-Lo.


Eles conduziram-No, com os pés descalços e acorrentados, através das ruas cheias de gente para uma mal-afamada masmorra subterrânea, conhecida como o “Fosso Negro”. A masmorra fora anteriormente um reservatório de água para um banho público. Dentro dos seus muros, prisioneiros languesciam num ar frio e insalubre, acorrentados uns aos outros com correntes insuportavelmente pesadas que deixaram marcas no corpo de Bahá’u'lláh para o resto de Sua vida. Foi neste cenário sinistro que ocorreu, mais uma vez, o mais raro e mais estimado dos eventos: um homem mortal, exteriormente humano em todos os aspectos, foi escolhido por Deus para trazer uma nova mensagem à humanidade.


Essa experiência da Revelação Divina, referida apenas indirectamente em relatos remanescentes das vidas deMoisés, Cristo e Muhammad, está ilustrada nas palavras do próprio Bahá’u’lláh: “Durante os dias em que Me encontravana prisão de Teerão, embora o peso pungente dos grilhões e o ar fétido mal me permitissem dormir, ainda assim, nos raros momentos de sono, sentia como se algo fluísse do alto de Minha cabeça sobre Meu peito, como se fora uma poderosa torrente que se precipitasse sobre a terra do cume de uma montanha altíssima...Em tais momentos, Minha língua recitava o que homem algum poderia suportar ouvir”.


Após quatro meses de intenso sofrimento, Bahá’u’lláh – agora doente e completamente exausto – foilibertado da prisão e exilado para sempre de Sua terra natal, o Irão. Ele e Sua família foram

enviados a Bagdáde. Nessa cidade, os seguidores remanescentes do Báb volviam-se cada vez mais a Bahá’u’lláh em busca de guia moral e espiritual. A nobreza de Seu caráter, a sabedoria de Seus conselhos, a bondade que Ele dispensava a todos e a grandeza sobre-humana que cada vez mais n’Ele evidenciava-se, reavivou a oprimida comunidade. A emergência de Bahá’u’lláh como líder da comunidade dos seguidores do Báb atiçou cada vez mais a intensa inveja de Mírzá Yahyá, Seu ambicioso meio-irmão mais novo. Mírzá Yahyá fez diversas tentativas vergonhosas para difamar o caráter de Bahá’u’lláh e espalhou sementes de suspeita e dúvida entre Seus companheiros. A fim de não ser causa de tensão, Bahá’u’lláh retirou-Se às montanhas do Turquistão, onde permaneceu durante dois anos, reflectindo sobre o Seu propósito divino. Esse período de Sua vida foi semelhante ao retiro de Moisés ao Monte Sinai, aos dias de isolamento de Cristo e ao retiro de Muhammad às colinas da Arábia.


Mesmo nessa remota região, a fama de Bahá’u’lláh espalhou-se. As pessoas souberam que um homem de extraordinária sabedoria e eloquência encontrava-se nesse lugar. Quando tais histórias chegaram a Bagdáde, os bábís, reconhecendo a identidade de Bahá’u’lláh, enviaram uma missão para implorar que Ele voltasse. Voltando a residir em Bagdáde, Bahá’u’lláh revigorou os seguidores do Báb; a comunidade cresceu e a reputação de Bahá’u’lláh espalhou-se ainda mais. Durante este período, compôs três das Suas mais célebres obras – As Palavras Ocultas , Os Sete Vales e O Livro da Certeza (Kitáb-i-Íqán). Embora os Escritos de Bahá’u’lláh aludissem a Sua posição, ainda não era chegado o tempo para um anúncio público.


Conforme a fama de Bahá’u’lláh espalhava, a inveja e a maldade do clero reacendia. Foram feitos protestos ao Xá do Irão para que pedisse ao sultão otomano para afastar Bahá’u’lláh ainda mais da fronteira iraniana. Um segundo banimento foi decretado.

No final de abril de 1863, imediatamente antes de deixarem a região de Bagdáde rumo a Istambul (conhecida como Constantinopla na época), Bahá’u’lláh e Seus companheiros permaneceram durante doze dias em um jardim que Ele chamou de Ridván (Paraíso). Neste local, às margens do rio Tigre, Bahá’u’lláh declarou-Se como Aquele anunciado pelo Báb – o Mensageiro de Deus para a era da maturidade coletiva da humanidade, predito em todas as escrituras do mundo.


Novos exílios


Três meses após partirem de Bagdáde, Bahá’u’lláh e Seus companheiros chegaram a Constantinopla onde permaneceram por apenas quatro meses até serem novamente banidos, desta vez a Edirne (Adrianópolis). A jornada foi exaustiva em meio ao mais frio dos invernos. Em Adrianópolis, suas acomodações deixavam-nos desprotegidos das temperaturas severas.

Bahá’u’lláh referiu-se a Adrianópolis como a “remota prisão”. Porém, a despeito das inóspitas condições em que os exilados foram forçados a viver, versículos inspirados continuaram a verter da pena de Bahá’u’lláh e Sua mensagem chegou a lugares distantes como o Egipto e a Índia.


Durante este período, Mírzá Yahyá, o invejoso meio-irmão de Bahá’u’lláh, maquinou envenená-Lo. Este trágico episódio deixou Bahá’u’lláh com um tremor, perceptível em Seus manuscritos, até o final de Sua vida.


Em setembro de 1867, Bahá’u’lláh começou a escrever uma série de cartas aos líderes e governantes de várias nações. Nesses escritos clarividentes, proclamou abertamente Sua posição, falando do alvorecer de uma nova era. Porém, primeiro, advertiu Ele, haveria revoltas catastróficas na ordem política e social do mundo. Ele conclamou os líderes do mundo a preservarem a justiça e convocarem uma assembleia, na qual se reuniriam e colocariam um fim à guerra. Somente por meio de uma ação coletiva, disse Ele, poderia ser estabelecida uma paz duradoura. Suas advertências caíram em ouvidos moucos.


A contínua agitação por parte dos difamadores de Bahá’u’lláh fez o governo otomano bani-Lo, pela última vez, a mais notória colónia penal. Ao chegar à prisão de ‘Akká, no Mediterrâneo, em 31 de agosto de 1868, Bahá’u’lláh passaria o resto de Sua vida na cidade fortaleza e seus arredores. Confinados na prisão durante mais de dois anos, Ele e Seus companheiros foram posteriormente transferidos a uma casa apertada dentro dos muros da cidade. Pouco a pouco, o caráter moral dos bahá’ís – especialmente do filho mais velho de Bahá’u’lláh, ‘Abdu’l-Bahá – abrandaram os corações de seus carcereiros e transformaram a intolerância e a indiferença dos habitantes de ‘Akká. Tal como em Bagdá e em Adrianópolis, a nobreza do caráter de Bahá’u’lláh, gradualmente, conquistou a admiração da comunidade em geral, incluindo alguns de seus líderes.

Em ‘Akká, Bahá’u’lláh revelou Sua obra mais importante, o Kitáb-i-Aqdas (o Livro Sacratíssimo), no qual Ele delineou as leis e princípios essenciais de Sua Fé e estabeleceu os alicerces para uma ordem administrativa global.


Os anos finais


No final da década de 1870, Bahá’u’lláh – ainda prisioneiro – foi autorizado a morar fora dos muros da cidade, o que possibilitou que Seus seguidores encontrassem-No em relativa paz. Em abril de 1890, o professor Edward Granville Browne da Universidade de Cambridge foi recebido por Bahá’u’lláh na Mansão próxima a ‘Akká onde Ele passou a residir.


A respeito de seu encontro, Browne escreveu: “Jamais posso esquecer-me da fisionomia d’Aquele a quem olhava, embora não possa descrevê-la. Aqueles olhos penetrantes pareciam ler-nos a própria alma; poder e autoridade residiam naquela testa ampla... Não me foi preciso perguntar em presença de quem eu estava, enquanto curvei-me diante daquele que é o objeto de uma devoção e um amor que os reis poderiam invejar e os imperadores almejar em vão”.


Baháu’lláh faleceu em 29 de maio de 1892. Em Seu testamento , designou ‘Abdu’l-Bahá como Seu sucessor e Dirigente da Fé Bahá’í – esta é a primeira vez na história que o Fundador de uma religião nomeou seu sucessor em um texto escrito irrefutável. A escolha de um sucessor é a provisão central do que é conhecido como o “Convênio de Bahá’u’lláh”, a qual permite que a comunidade bahá’í permaneça unida para sempre, agora sobre a guia da Casa Universal de Justiça que serve como instituição máxima, eleita democraticamente de 5 em 5 anos.